Política
Mariana Carvalho deposita confiança no governo Bolsonaro, coloca a culpa do caos na educação no PT
Compartilhe:
A deputada federal Mariana Carvalho, do PSDB, aproveitou a presença do ministro da Educação Abraham Weintraub na Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (15) tanto para depositar sua confiança no titular da pasta quanto para criticar os governos petistas.
A convocação do ministro ocorre justamente no dia em que milhares de estudantes foram às ruas protestar contra o contingenciamento de recursos no setor patrocinado através do governo federal comandado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).
CONFIRA
“Em 16 anos, 11 ministros passaram pela pasta da Educação. Dá por volta de um ano e meio para cada ministro. Vimos também dificuldades no FIES, no FUNDEB e no PRONATEC. Em 2015, houve um corte no valor de R$ 10,5 bilhões [na Educação]”, pontuou.
Ela prosseguiu asseverando:
“E hoje, nesse contingenciamento apresentado pelo governo de R$ 7, 4 bilhões, ministro, gostaria muito de depositar essa confiança no Ministério da Educação”.
Na visão da parlamentar, que conflui com as declarações de Weintraub, se há contingenciamento não foi por culpa do atual ministro, mas “principalmente por falta de gestões anteriores”.
Embora a deputada tenha citado as universidades e institutos federais de maneira genérica, apenas o IFRO foi considerado nominalmente durante o discurso da peessedebista.
“Quero agradecer o [fato de] o senhor ter recebido, junto com o nosso senador Marcos Rogério, o nosso reitor do IFRO, onde este apresentou dados e demonstrou que o Instituto Federal tem, sim, trabalho competente e mostra resultados”.
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foi ignorada no pronunciamento.